Qualidade versus valores?


Como disse anteriormente minha vida está uma correria de dar medo pelos menos a mim, que gosto de fazer as coisas um pouco mas devagar..Mas também sou daquela que quando a vida me pede uma mudança não sei desistir sem pelo menos tentar.. então lá vou eu..
Estou agora atrás de tudo que torne minha vida prática e funcional.
E lendo um artigo sobre o que os hotéis podem nos ensinar se transportamos para o nosso lar, uma das dicas era sobre a roupa de cama .. você não vai para um hotel onde a roupa de cama é cheia de bolinhas, o quarto tem somente o necessário... mas a gente na nossa casa sempre acha que cabe mais alguma coisa..
Mas o clique que me deu foi o seguinte, as vezes a gente pega aquela mega promoção e compra 2 ou 3 jogos de roupa de cama que a médio prazo vai encher de bolinha ou quando não tem a surpresa desagradável de na primeira lavagem dar de cara com as bolinhas...
será que não é um item que vale a pena investir mas dinheiro e comprar 01 jogo que vai durar mais?
O que acham?
Então achei este artigo cheio de detalhes interessantes

Por Letícia Félix do link a roupa de cama certa.

Fonte: Revista Donna/ed.6

As opções de lençóis à venda no mercado estão cada vez maiores. De algodão egípcio, com Lycra, Pima Cotton, 180, 200 ou 300 fios... As ofertas são tantas que a escolha fica importante nesse momento é conhecer o que está comprando e saber os cuidados que deve ter com sua nova roupa de cama. Assim, eles lhe sono.

As fibras

A quantidade de fios tecidos por polegada define a maciez e a durabilidade do seu lençol. Para um conforto maior, o ideal é que o produto tenha, pelo menos, 200 fios. Acima de 220 fios, você terá na sua cama um símbolo de elegância e bem viver. Lençóis com 600 fios têm uma inigualável textura acetinada e nobre. Nestes casos, a qualidade é refletida no preço. A escolha da matéria-prima é indispensável para que o lençol seja bom. Algodão egípcio e o Pima Cotton são as escolhas certas para uma roupa de cama com 100% de algodão, alta qualidade e durabilidade.

As tramas

O trabalho das fibras e o tipo de trama valorizam o jogo de cama. Bom gosto e conhecimento ajudam no momento da compra dos lençóis. Veja os tipos abaixo e faça a compra certa:

– Percal: a trama do percal é plana, simples e durável. É perfeita para bordados e estampas, além de ser a base perfeita para lençóis com bordados ou desenhos;

– Acetinado: neste tipo de trama, os fios flutuam na superfície do tecido. Os acetinados são confeccionados com algodão egípcio. São encorpados, macios e luxuosos;

– Adamascados e jacquard: a trama do jacquard é feita em tear especial. A técnica permite que o desenho seja incorporado ao tecido, e não impresso. O adamascado é um tipo feito com tom sobre tom.

Para noites quentes

Para uma noite tranquila de sono, a temperatura ambiente deve ser inferior a 24ºC, conforme constatou o Instituto do Sono da USP. Se você não tiver ar-condicionado no quarto, recursos como a escolha do lençol podem ajudar a refrescar o ambiente. Roupas de cama de fibras naturais, com fios por polegadas superiores a 200 e tramas espaçadas são os mais indicados. Um bom ventilador
também pode ajudar!

Para noites frias

Nos dias em que a temperatura vai lá para baixo, nada melhor que uma cama bem quentinha. Para isso, procure usar lençóis de flanela. Eles aquecem de forma natural e são antialérgicos. Devem se feitos com 100% de fibras de algodão. Bonitos e resistentes, são caros pois precisam ser cortados rigorosamente “no fio”. Se o seu jogo de cama de inverno tiver estas características, fique despreocupada, porque não irá deformar e durará por muito tempo.

O tamanho

Assim como qualquer roupa, a de cama também é comprada por tamanho. Se o seu colchão tiver medidas-padrão, a tarefa fica mais fácil. Caso seja personalizado, o ideal é medi-lo antes de sair às compras. Lembre-se de que o lençol deve ser sempre comprado em medidas um pouco maiores que as da cama. Veja abaixo os diversos tamanhos de cama, medidos em altura e largura, respectivamente, para você não errar na compra de seu jogo de cama:

– King size: 193 x 203 cm;

– Queen size: 198 x 158 cm;

– Casal: 188 x 138 cm;

– Solteiro king: 205 x 100 cm;

– Solteiro: 188 x 88 cm.

Ele também decora

A cama é o móvel principal dentro do quarto, por isso merece roupas dignas. A escolha de um bom lençol não se baseia apenas em qualidade, mas também em aparência. Ele pode ajudar a decorar o ambiente, devendo sempre trazer harmonia como um todo ao ambiente.

Escolha das cores

Os tons vão depender do gosto de cada um e os objetos decorativos do quarto devem ser levados em consideração. Paredes coloridas, abajur, tapetes, cortinas e quadros, tudo deve estar em harmonia. Caso o ambiente tenha muita informação, o ideal é optar por lençóis sem estampas. Já em ambientes claros, com decoração mais neutra, exagere nas cores. Sobreposição de estampas também é uma boa pedida.

Kit completo

O jogo de cama demonstra bom gosto e é sinônimo de conforto. Além de ser superdecorativo, deixa qualquer um com vontade de se desmanchar na arrumação. Para ter um jogo completo, você precisa mais do que um bom lençol. O kit pede um virol (outro tipo de lençol que fica por cima), fronhas, capas de travesseiro e de almofadas e um cobre-leito (uma espécie de edredom, só que mais fi no), tudo combinando.

Arrumando a cama

A dica é esticar bem o lençol, colocar o virol, o cobre-leito e, depois disso, dobrar a parte do virol por cima. Com os travesseiros forrados, coloque um sobre o outro ou deixe-os recostados na cabeceira.

Como lavar

Na maioria dos casos, a lavagem doméstica é a mais recomendada, a não ser que haja indicação para lavagem a seco. Respeitar as dicas da etiqueta garante durabilidade e maciez. Lave sempre a roupa de cama antes de usar. Nunca lave junto com peças de poliéster para evitar a formação de bolinhas. As roupas com botões e zíperes podem danificar as peças delicadas na lavagem. Evite colocar produtos com agentes de coloração azul ou alvejantes em tecidos com aplicação de cores, pois podem desbotá-los.
Veja abaixo os procedimentos a serem tomados para cada tipo de tecido:

– Algodão: deve ser lavado separadamente, na primeira vez, com detergentes suaves para proteger a cor. O tecido encolhe se for lavado com água quente;

– Fibras sintéticas: altas temperaturas, secagem na máquina ou exposição direta à luz solar endurece as fibras;

– Lã: lave a seco. Não pendure, nem deixe de molho, pois deforma o tecido;

– Linho: deixe com o tintureiro ou lave à mão com água fria;

– Seda: lave à mão e nunca use a secadora. Manchas devem ser dissolvidas na tinturaria. Lembre-se de separar as cores claras das escuras. Em geral, use água morna e sabão neutro, e sacuda antes de pendurar no varal. Assim, além de secar mais rápido, sua roupa de cama não fi cará toda enrugada. O uso de secadora deve ser cauteloso e esporádico.

Como passar

Muita gente não passa lençol. Mas o ideal é que eles sejam passados antes de usar ou guardar. Use um bom ferro a vapor e nunca engome. Passe quando a roupa de cama ainda estiver úmida. Se a peça for bordada ou estampada, passe pelo lado avesso com o ferro. Depois de passadas, guarde-as na horizontal, dobradas e organizadas de forma funcional. Forre a prateleira do armário com um papel macio. Isso evita manchas e poeira no tecido.

Agora que você já sabe como escolher e cuidar de seus lençóis, está na hora de colocar este conhecimento em prática. Arrume sua cama, acenda velas e incensos, tome um chá de camomila, um banho bem demorado e prepare se para ter uma longa e boa noite de sono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma passadinha rápida...

Resoluções de ano novo...organização financeira

Toda costureira precisa de um manequim pra chamar de seu...